Joana Vasconcelos

Convidada | Aquarela

JOANA VASCONCELOS (1971) vive e trabalha em Lisboa. Expõe regularmente desde meados da década de 1990. O reconhecimento internacional do seu trabalho deu-se com a participação na 51.ª Exposição Internacional de Arte – la Biennale di Venezia (2005). Momentos relevantes da sua carreira incluem o projeto Trafaria Praia, representação oficial de Portugal na 55.ª Exposição Internacional de Arte – la Biennale di Venezia (2013); a exposição individual realizada no Château de Versailles (2012); a participação na coletiva “The World Belongs to You”, no Palazzo Grassi/François Pinault Foundation (2011); e a sua primeira retrospetiva, apresentada no Museu Coleção Berardo, em Lisboa (2010).

Do seu percurso, destacam-se ainda exposições em instituições como ARoS Aarhus Art Museum, Aarhus, Dinamarca (2016); Museo Thyssen-Bornemisza, Madrid (2015); Waddesdon Manor – The Rothschild Foundation, Buckinghamshire, Reino Unido (2015); Manchester Art Gallery (2014); Tel Aviv Museum of Art (2013); Palácio Nacional da Ajuda, Lisboa (2013); CENTQUATRE, Paris (2012); Kunsthallen Brandts, Odense, Dinamarca (2011); Es Baluard, Palma de Maiorca (2009); Garage Center for Contemporary Culture, Moscovo (2009); Pinacoteca do Estado de São Paulo (2008); The New Art Gallery Walsall, Reino Unido (2007); Istanbul Modern, Istambul (2006); Passage du Désir/BETC EURO RSCG, Paris (2005); Centro Andaluz de Arte Contemporáneo, Sevilha (2003); Műcsarnok, Budapeste (2002); Museu da Eletricidade, Lisboa (2001); e Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto (2000).

O seu trabalho integra inúmeras coleções públicas e privadas, das quais se destacam as seguintes: Amorepacific Museum of Art; Caixa Geral de Depósitos; Câmara Municipal de Lisboa; Centro de Artes Visuales Fundación Helga de Alvear; Domaine Pommery; FRAC Bourgogne; Fondation Louis Vuitton pour la création; Fundação EDP; Gerard L. Cafesjian Collection; MUSAC; Museu Coleção Berardo; Pinault Collection.

Joana Vasconcelos veio a São Luís pela primeira vez em 2017 para participar na parceria criada entre o Corpo Infinito e a Transição Interior de São Luís, com o propósito de juntos explorar o tema «Vivências em Consciência». No evento, a artista apresentou a palestra «Consciência Doméstica», que foi um sucesso. Todos se sentiram inspirados pela sua presença e pelo magnetismo da sua personalidade. O interesse da artista por S. Luís ficou no coração de todos e foi quase natural que, ao passear pela aldeia com os organizadores da Transição, surgisse a ideia da sua participação no evento Montras. A artista aceitou prontamente e até escolheu a sua Montra na altura. Hoje em dia, Joana Vasconcelos é uma das nossas grandes amigas e os aldeões não se cansam de enaltecer essa amizade.

Aquarela (2014) | Azulejos Viúva Lamego, croché em lã feito à mão, adereços, poliéster, MDF, ferro
245 x 400 x 450 cm
Coleção da artista

O popular jogo eletrónico Tetris dá nome a esta série e inspira as estruturas que dão forma a estas obras.

Os volumes paralelepípedos revestidos a azulejos de diferentes tipologias* são atravessados e serpenteados por tubos e protuberâncias em croché e tecidos variados. As cores reproduzidas nos azulejos são mimetizadas nos volumes têxteis que os envolvem. A rigidez da cerâmica não impede a evasão dos macios corpos têxteis, cujas formas orgânicas contrastam com os blocos angulares das estruturas revestidas a azulejo.

O feminino invade e envolve o território do masculino para propor um harmonioso jogo de contrastes que frustra expectativas identitárias associadas aos géneros.

Exposição em Montra | 12 Agosto a 8 Setembro

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s